7 de março de 2012

Loja virtual para comercialização de conteúdo digital estreia hoje no Brasil

por Redação iMasters


A Abril Mídia lança hoje a primeira loja online brasileira que vende livros, revistas e
 jornais digitais para iPad e outros dispositivos. Chamado de iba
(fruto em tupi-guarani), o serviço oferece 6 mil livros eletrônicos de 170 editoras,
 17 jornais e 25 revistas digitais. 
Segundo Ricardo Garrido, diretor de operações da loja online, o iba é uma banca
 virtual simples de acessar e de usar, que permitirá aos usuários de tablets e PCs
 baixar e ler suas publicações favoritas no formato digital. No site, é possível tanto
 comprar uma edição avulsa quanto assinar um título. O pagamento é feito por
 meios convencionais para compras na web, como o uso de cartões de crédito.
Para ler as publicações baixadas, os usuários devem instalar um aplicativo em
 seu iPad ou PC. A leitura pode ser iniciada em um dispositivo e terminada em
 outro. De acordo com Garrido, até o mês de abril, uma versão do app para tablets
 com Android estará disponível.
Além disso, o iba é uma alternativa à venda tradicional de publicações digitais através
 da iTunes e da App Store. Desde a estreia do iPad, em 2010, muitas editoras viram
 no tablet da Apple uma oportunidade de distribuir seus conteúdos na plataforma
digital, mas com altos custos. A Apple impõe às editoras o pagamento de 30% do 
valor de cada venda, que ainda precisam bancar os custos de hosting e de download
 dos arquivos.
Apesar de já existem outros bem-sucedidos negócios de venda de publicações
eletrônicas no Brasil, como a Gato Sabido (mais de 7 mil títulos) e a Saraiva (6 mil),
 eles se restringem a livros, o que torna o iba pioneiro ao negociar revistas e jornais
e lidar com toda a cadeia comercial.
A proposta do iba é equilibrar os interesses dos consumidores e das editoras: quem
publica livros, revistas ou jornais pode oferecê-los por seus próprios canais de
 vendas e também pelo iba. O portal publica conteúdos em múltiplos formatos,
 como PDF, ePUB, DigitalPages e WoodWing. Para as vendas realizadas pelo iPad,
 o aplicativo abre um link no navegador Safari para o pagamento, sem passar pelo
 sistema de cobrança da Apple.
Na estreia, o serviço oferece um pacote de benefícios gratuitos aos atuais e novos
 usuários. Quem já tem cadastro na loja poderá baixar até o dia 16 de abril até cinco
revistas e ler uma edição de jornal por dia gratuitamente. “Também oferecemos uma
 coleção de literatura brasileira, com obras resenhadas pela revista Bravo, que poderá
 ser baixada sem custo na loja virtual”, diz Garrido. Ao todo, o usuário poderá fazer o download de 10 livros sem pagar nada por eles.
Para Ricardo Garrido, o iba será uma loja de distribuição de conteúdo digital para
múltiplas plataformas. Por isso, além do app para PCs com Windows e iPad e da
 versão para Android, que estreará em abril, uma versão do aplicativo para
computadores com Mac OS e um webapp em HTML 5 (para leitura em qualquer
 navegador) serão desenvolvidos ao longo dos próximos meses.
Com informações de Info 


Mega Digital Brasil Agência De Publicidade Online. Links Patrocinados ( SEM, Adwords), Rede Social (social Media)Criação de sites, blogs e web 2.0 http://www.megadigitalbrasil.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário