6 de março de 2012

10 exemplos extraordinários de iscas de links efetivos - Parte 02


Na primeira parte desse artigo você conferiu os cinco primeiros exemplos, de uma lista de dez, de iscas de links e o porquê eles são tão brilhantes e funcionais. Agora, vou mostrar os últimos cinco exemplos, identificando o que cada um é e porque foi bem sucedido.

6. Teste de política do OKCupid - AP: 82. LDR: 456. LT: 1,274

O que é isso?
O OKCupid, um site de namoro online gratuito, criou um teste de perguntas e respostas para verificar em que se baseava a visão política de seus usuários. Este é um dos muitos testes que você encontrar no site do OKCupid.
Por que foi tão bem sucedido?
As pessoas gostam de conteúdo personalizado, como testes e enigmas. Neste caso, as pessoas gostam de ver sua pontuação e gostam de compará-las com as dos amigos (já que eles linkam os amigos, recomendando que façam o teste e compartilhem seus resultados). Existe um pouco de controvérsia quando se fala de política - e isso não é ruim, quando se trata de link juice.

7. Guia de SEO para Wordpress do Yoast - AP: 81. LDR: 701. LT: 2,642

O que é isso?
Este é um guia completo para implementação de SEO no Wordpress CMS, criado por Joost de Valk.
Por que foi tão bem sucedido?
Porque nele você encontra as melhores informações reunidas em um lugar só. É simples assim. A informação é instrucional, fácil de entender e é útil em áreas sobre as quais as pessoas querem saber mais. Com um recurso como esse, as pessoas muitas vezes citam informações nele e dele, e com cada citação vem mais um link.

8. Infográfico de mídia social do SEJ - AP: 81. LDR: 282. LT: 876

O que é isso?
Este é um infográfico do Search Engine Journal sobre o crescimento da mídia social. É uma ótima visualização sobre o progresso da mídia social e qual é o seu futuro, de acordo com os dados estatísticos. 
Por que foi tão bem sucedido?
Resumindo, é atraente visualmente. Colocar tanta quantidade de dados crus em uma visualização fácil e compreensível é algo que me faria "desviar do meu caminho" só para compartilhar. Também ajuda quando ele é inicialmente exibido para uma grande audiência (SEJ é um site de SEO bastante popular, caso você não sabia). 
Eu também gostaria de dizer que, apesar dele não ter um número absoluto de links que algumas das outras peças de iscas de links tem, é a qualidade de links que conta. Esta isca de link pegou iscas de link do Huffington Post, Reuters e do The Next Web.

9. Dicas de conservação da água da WUIW - AP: 77. LDR: 347. LT: 1,536

O que é isso?
Esta é uma lista de 112 maneiras diferentes de conservar água. As dicas são simples e fornecem informações rápidas e acionáveis.
Por que foi tão bem sucedido?
O primeiro motivo é devido à brevidade de cada item. Esta lida é bastante fácil de ler e escanear porque cada dica não é um parágrafo, e sim uma sentença. Outra coisa legal que eles fizeram foi destacar uma dica específica a cada dez. Eles aumentaram o número, adicionaram uma imagem e deixaram o texto em negrito. Isso coloca ênfase em um item específico e é uma ótima maneira para segmentar a lista em algo legível. Além disso, o post é listado na barra de navegação do website, tornando-o fácil de ser localizado. 

10. Evolução da música de Tomson - AP: 77. LDR: 80. LT: 955

O que é isso?
Esta é uma visualização de como a música viajou nos últimos 200 anos. À medida que você segue a linha do tempo, novos gêneros surgem em todo o mundo e você pode ver como eles migraram e se conectaram através do mundo todo. 
Por que foi tão bem sucedido?
Como não seria? Se você não está maravilhado, sinto muito; porque se isto não te impressionou, nada mais vai. As duas principais razões para que isto tenha sido bem sucedido foram a qualidade da visualização e os botões de compartilhamento social na página. Facilitar o compartilhamento coloca a página em contato com mais pessoas, o que significa mais links. 
Sim, as métricas de links mostram que ele não é tão bem sucedido como alguns dos que mencionamos anteriormente, mas isso se deve ao fato dele ser muito recente. 

Conclusão

Então, o que podemos concluir sobre iscas de links a partir desses dez exemplos?
  1. Tenha influenciadores envolvidos;
  2. Torne-os fáceis de entender;
  3. Distribua brindes;
  4. As pessoas amam listas;
  5. Escolha um tópico bastante desejado;
  6. As pessoas gostam de conteúdo personalizado;
  7. Estableleça-o como um recurso iGO TO;
  8. Torne-o atraente visualmente;
  9. Segmente grandes listas para torná-las legíveis;
  10. Use botões de compartilhamento social.
***
Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está emhttp://www.seomoz.org/blog/10-extraordinary-examples-of-effective-link-bait

FONTE:iMasters

Mega Digital Brasil Agência De Publicidade Online. Links Patrocinados ( SEM, Adwords), Rede Social (social Media)Criação de sites, blogs e web 2.0 http://www.megadigitalbrasil.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário