16 de janeiro de 2013

Facebook lança serviço de buscas sociais

 

Por Vinícius Aguiari, de INFO Online

 

Chamado Graph Search, recurso irá permitir que os usuários façam perguntas específicas para a rede social

São Paulo - O Facebook anunciou nesta terça-feira (15) uma nova função para sua plataforma baseada em buscas sociais. Chamado Graph Search, o recurso irá permitir que os usuários elaborem perguntas específicas para a rede social.

Em seguida a ferramenta irá fazer o cruzamento das informações compartilhadas pelos usuários, suas páginas curtidas, seus check-ins e suas conexões de amizade para devolver o resultado.  

  • Por meio da nova ferramenta, os usuários poderão, por exemplo, filtrar quais amigos vivem em determinada cidade; quais fotos foram tiradas com determinada pessoa; ou quem era aquela pessoa que estava com seu amigo em determinado evento.

Também será possível combinar mais de uma pergunta, como “quais amigos meus que vivem em São Paulo gostam de ‘Game of Thrones’?”, por exemplo.

Em uma pesquisa mais aprofundada, será possível buscar fotos de lugares específicos em determinado período de tempo, como “Paris em 1995”, por exemplo, ou fotos de seus amigos de quando eram crianças.

No primeiro momento, as buscas sociais terão quatro focos: pessoas, fotos, locais e interesses.

O recurso utiliza web semântica para interpretar as perguntas. Os resultados são obtidos a partir da aplicação de filtros.

“Isso não é apenas sobre descobrir quais pessoas gostam de quais coisas. A ferramenta oferece resultados baseados nas pessoas mais próxima de você”, afirmou um dos criadores da ferramenta, Lars Rasmussen.

Privacidade

De acordo com o Facebook, as buscas respeitam as configurações de privacidade do usuário. Desta forma, conteúdos privados não serão indexados nas pesquisas.

Para elaborar os resultados, o Facebook contará com uma base de mais de 1 bilhão de perfis, 240 bilhões de fotos e 1 trilhão de conexões.

Por enquanto, o recurso estará disponível em sistema beta apenas para um pequeno grupo de usuários em inglês. O Facebook não informou quando ele deve ser ofertado para todos os clientes.

mark zuckerberg

Facebook lança serviço de buscas sociais - Internet - Notícias - INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário