28 de agosto de 2012

Cinco mudanças no Facebook que afetam a privacidade do usuário

 

Pequenas alterações de design escondem informações sobre tipo de informação compartilhada na rede social

FAcebook

O lançamento do App Center do Facebook ajudou a encontrar aplicativos para a rede social em um único lugar, mas também facilitou para desenvolvedores a terem acesso às informações pessoais dos usuários.
Alguns truques de design feitos pelo Facebook fazem com que os usuários deem permissão para apps coletarem dados mesmo que eles não queiram - isso porque algumas vezes a informação que será disponibilizada para o desenvolvedor fica "escondida", de acordo com o TechCrunch.
Confira cinco mudanças feitas pelo Facebook que podem colocar em risco a sua privacidade:
O botão único
Na antiga janela de permissão existiam dois botões: "Permito" e "Não permito". Na nova, apenas um: "Jogar".
O que aconteceu? Com o novo design, o usuário não precisa decidir nada - basta apertar o botão e começar a jogar. Já no antigo ele tinha uma dúvida - e aí, talvez, parasse para ler quais dados está entregando para o desenvolvedor usar da forma que quiser.
Reprodução
Reprodução
Em primeiro plano, a janela antiga; no segundo, a nova
As permissões escondidas
Enquanto a janela antiga dava informações completas sobre quais dados seriam usados, na central de aplicativos elas ficam escondidas.
Reprodução
Na imagem acima, o app pedia "acesso às informações básicas" e, logo abaixo, especificava quais eram essas informações.
Reprodução
Já na nova versão, da imagem acima, o Facebook apenas avisa que usará "informações básicas" e o usuário precisa posicionar o mouse em um ponto de interrogação para aparecer a lista das informações.
A fonte cinza
Designers do Facebook sabem que quando um texto está em cinza significa que ele provavelmente não é muito importante - e, por isso, o esperado é que o usuário não leia. Por isso, as permissões que serão dadas ao autorizar o app estão nessa cor - assim, a maior parte dos usuários simplesmente não lê.
Na janela antiga, além do texto pequeno e cinza também tinha uma outra descrição em negrito para reforçar o que o app faria. Agora não tem mais: apenas a descrição das informações que serão usadas.
Reprodução
Reprodução
A linha de ação
Ao olhar para a janela de permissão, o usuário vê principalmente o botão de ação e mais nada que esteja abaixo dele - o que é considerada uma "linha virtual de ação".
Na janela antiga, todas as informações ficavam acima das opções de permitir ou não. Já na atual isso mudou: os dados que serão compartilhados ficam abaixo do botão para começar a usar o app.
Reprodução
Reprodução
Mais amigável
A central de aplicativos esconde termos como "permissão". Você não recebe um pedido para permitir o uso de seus dados, e sim entra em uma janela colorida com o botão "Jogar". É muito mais legal do que uma janela com botões "permitir" ou "não permitir", mas também é mais evasivo - você aceita jogar e isso significa que você está de acordo com todos os seus dados que serão compartilhados com desenvolvedores.

Olhar Digital: Cinco mudanças no Facebook que afetam a privacidade do usuário

Nenhum comentário:

Postar um comentário