28 de agosto de 2012

Central de Vídeos : Qual é o melhor email gratuito do momento?

 

Não há dúvidas de que email é uma das ferramentas digitais mais comuns e que mais fazem diferença no dia-a-dia de todos nós. E a maioria esmagadora dos usuários tem contas de email ofertadas por um desses três serviços: Gmail, Yahoo! ou Hotmail. Eles são gratuitos, oferecem grandes espaços de armazenamento e – as empresas juram – são seguros. E há mudanças grandes acontecendo nesse ambiente. Talvez a principal delas seja o surgimento do Outlook.com. Esse service deve substituir o Hotmail e algumas das funções das duas plataformas já estão em ritmo de integração. Assim, para esse Laboratório Digital resolvemos colocar o Outlook.com frenet a frente com o Gmail e o Yahoo.

Estabelecemos cinco critérios objetivos para esta análise: espaço, segurança, integração, personalização e a possibilidade de se desvincular da conta, o famoso "excluir". Vamos à primeira rodada!

Espaço!

Um lembrete inicial: parte dos testes com o Outlook.com tiveram de ser feitos pelo Hotmail, por conta da ligação entre os dois produtos.


Cada empresa possui um critério diferente para definir quanto espaço seus usuários terão para armazenar e-mails, imagens, anexos e etecétera. No Gmail, são oferecidos até 25 Gigabytes, expansíveis até 100 Giga. Mas, para ter uma caixa desse tamanho, o Gmail deixa de ser gratuito e você precisará ter uma assintura mensal. Já o Outlook.com não especifica quanto espaço oferece, mas diz que ele sobe conforme a demanda. Porém, caso o volume de mensagens na caixa de entrada aumente muito rapidamente, envio e recebimento são interrompidos até que algumas sejam excluídas. Nesse quesito, que se deu melhor foi o Yahoo! A empresa garante que não impõe limites às suas caixas postais. Espaço sem fim!

Segurança!

Para o Yahoo! e o Outlook.com, a segurança começa no momento do cadastro. Nenhum deles permite que se usem partes do nome na senha. No Outlook.com, as senhas precisam ser fortes, incluindo caracteres especiais, como acentos ou astericos, por exemplo. Mas, aqui, o Gmail é quem fica na ponta. Ele é o único que usa o HTTPS. Trata-se de um protocol seguro, que fornece comunicações autenticadas e criptografadas. É o mesmo tipo de segurança presente em páginas de bancos, por exemplo. Dá para saber por aqui: toda vez que você acessa o Gmail, o navegador exibe o endereço do service depois do HTTPS. Outro ponto forte do Gmail é o combate ao spam. A proteção começa na atitude dos próprios usuários, que, ao denunciar um remetente, estão criando um banco de dados. Com isso, leva apenas alguns minutos entre o spammer enviar algo e essa correspondência ser bloqueada.

Olhar Digital : Central de Vídeos : Qual é o melhor email gratuito do momento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário