2 de abril de 2012

7 gafes clássicas em almoços de negócios

 

São Paulo – Saber se portar em um almoço de negócios é importante para sua imagem profissional, afinal você, naquele momento, está representando a sua empresa. Apesar de ser mais informal do que uma reunião é preciso atentar a alguns detalhes comportamentais.

Para Romaly de Carvalho, professora de etiqueta empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), algumas atitudes demonstram falta de preparo profissional. “Um almoço de negócios pode significar muito: sucesso ou fracasso”, afirma Lígia Marques, consultora em etiqueta e marketing social.

Confira abaixo algumas gafes que não devem ser cometidas nem pelo anfitrião nem pelo convidado.

Pedir bebidas alcoólicas - Caso seja inevitável, acompanhe o anfitrião em um brinde com bebida alcoólica. Mas o ideal é evitar. “Não vale a pena se distrair numa hora em que os negócios estão em jogo”, afirma Lígia.

Reclamar da comida - “Ao reclamar da comida e do serviço ou parecer insatisfeito pode dar a atender que o anfitrião não soube escolher o restaurante”, explica Romaly.

Chegar atrasado - Independente se você é o anfitrião ou convidado, segundo as especialistas, ser pontual com os compromissos é imprescindível.

Pedir pratos muito caros - Segundo as especialistas, se você é a pessoa convidada, evite pedir pratos de valores elevados. “É uma gafe gigantesca pedir pratos caros, não é porque a empresa que está pagando que o profissional pode abusar”, afirma Romaly.

Mexer no celular incessantemente - “Desligue aparelhos celulares, smartphones ou o que quer que possa vir a interromper seu almoço”, ensina Ligia. Caso seja realmente essencial que você atenda a uma ligação, peça desculpas e seja breve.

Não saber se portar na mesa - Falar de boca cheia ou mastigar fazendo barulho? Sua imagem corre sério risco se você não se portar de maneira inadequada.

Deixar objetos sobre a mesa - Pastas, bloquinhos, celulares, chaves, carteiras e objetos pessoais não devem ficar sobre a mesa. Para as especialistas, o almoço de negócios antecede as próximas etapas, durante o almoço não é o momento recomendado para assinar contratos ou abrir planilhas.

FONTE: 7 gafes clássicas em almoços de negócios - Carreira - Notícias - INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário