São Paulo – Saber se portar em um almoço de negócios é importante para sua imagem profissional, afinal você, naquele momento, está representando a sua empresa. Apesar de ser mais informal do que uma reunião é preciso atentar a alguns detalhes comportamentais.
Para Romaly de Carvalho, professora de etiqueta empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), algumas atitudes demonstram falta de preparo profissional. “Um almoço de negócios pode significar muito: sucesso ou fracasso”, afirma Lígia Marques, consultora em etiqueta e marketing social.
Confira abaixo algumas gafes que não devem ser cometidas nem pelo anfitrião nem pelo convidado.
Pedir bebidas alcoólicas - Caso seja inevitável, acompanhe o anfitrião em um brinde com bebida alcoólica. Mas o ideal é evitar. “Não vale a pena se distrair numa hora em que os negócios estão em jogo”, afirma Lígia.
Reclamar da comida - “Ao reclamar da comida e do serviço ou parecer insatisfeito pode dar a atender que o anfitrião não soube escolher o restaurante”, explica Romaly.
Chegar atrasado - Independente se você é o anfitrião ou convidado, segundo as especialistas, ser pontual com os compromissos é imprescindível.
Pedir pratos muito caros - Segundo as especialistas, se você é a pessoa convidada, evite pedir pratos de valores elevados. “É uma gafe gigantesca pedir pratos caros, não é porque a empresa que está pagando que o profissional pode abusar”, afirma Romaly.
Mexer no celular incessantemente - “Desligue aparelhos celulares, smartphones ou o que quer que possa vir a interromper seu almoço”, ensina Ligia. Caso seja realmente essencial que você atenda a uma ligação, peça desculpas e seja breve.
Não saber se portar na mesa - Falar de boca cheia ou mastigar fazendo barulho? Sua imagem corre sério risco se você não se portar de maneira inadequada.
Deixar objetos sobre a mesa - Pastas, bloquinhos, celulares, chaves, carteiras e objetos pessoais não devem ficar sobre a mesa. Para as especialistas, o almoço de negócios antecede as próximas etapas, durante o almoço não é o momento recomendado para assinar contratos ou abrir planilhas.
FONTE: 7 gafes clássicas em almoços de negócios - Carreira - Notícias - INFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário