6 de março de 2012

Mercado publicitário cresce 8,5% e internet registra aumento de quase 20%

 por Redação iMasters

O relatório apontou que os veículos de comunicação faturaram R$ 28,45 bilhões
 com venda de espaço publicitário. A estimativa é que esse valor represente 90%
 do total das verbas investidas em mídia ao longo do ano. Contabilizados o residual
de 10% e um valor aproximado para a produção das peças veiculadas (calculado
em 19% do total), chega-se ao bolo publicitário total (mídia+produção) e aos
surpreendentes R$ 39,03 bilhões (ou US$ 23,37 bilhões), o que posiciona o Brasil
 entres os cinco maiores mercados globais de propaganda, em disputa com
 Inglaterra e Alemanha, segundo dados da ZenithOptmedia. 
A diferença de crescimento dos anos de 2011 e 2010 (quando o mercado
aumentou 17,7%, praticamente o dobro) deve-se ao fato de a Copa do Mundo
 ter potencializado o mercado consumidor e, consequentemente, o mercado
 publicitário e que em anos em que o evento não se rea¬liza as expectativas
também são mais conservadoras. Há um ano, esperava-se que o crescimento
 do mercado para 2011 fosse algo entre 8,5% e 9%. Cresceu, portanto, dentro
da previsão.
Embora a TV aberta detenha a hegemonia no setor, tendo recebido o maior
volume de investimentos, com o total de R$ 18,01 bilhões, e cujo faturamento
 mais que triplicou, a internet e a TV por assinatura são, disparados, os meios
de maior expansão em faturamento publicitário: no último ano, cresceram
19,63% e 17,85%, respectivamente. Entretanto, essa elevação não se reflete
share: a internet detém 5,11% de participação do faturamento publicitário total
 no Brasil e a TV por assinatura é ainda menor, com 4,19%. 
Apesar disso, os anunciantes reconhecem cada vez mais o potencial da web
e a utilizam em comunicação, seja display, search ou redes sociais. “A internet
 continua sendo o meio que mais cresce há anos. No ano passado, o crescimento
 foi impulsionado pelo aumento do tempo dos brasileiros na internet e pela melhoria
 dos serviços na rede, além da audiência nas redes sociais, no consumo de vídeo,
 nas áreas de entretenimento, busca, além do fato de que os brasileiros conectados
 estão se informando mais pela internet do que por outros meios”, afirmou o diretor
 executivo do IAB Brasil, Ari Meneghini.
Com informações de Meio & Mensagem 


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