22 de março de 2012

Campinas recebe a 1ª Semana de Cultura Digital de 26 a 29 de março


Objetivo é promover debates, oficinas e paineis contextualizados, críticos e de construção sobre eixos temáticos
Semana de Cultura Digital
 
1ª Semana de Cultura Digital de Campinas e Região vai movimentar a cidade na última semana de março. Várias atividades vão ocorrer em diversos locais. A abertura será no auditório da Biblioteca Central da Unicamp na segunda-feira (26), a partir das 8h30, e vai contar com a presença de Antônio Carlos Sartini (Museu da Língua Portuguesa - SP), Marcelo Pimenta, (IMA; Informática de Municípios Associados), Eder Cláudio Foga (Coordenador Setorial de Sistemas de Informação), Hélio Kuramoto (IBICT-MCT), Helena Whyte (Comissão organizadora do evento, CDI-Campinas), André Bordignon (CDI-Campinas), Claudia Wanderley (CLE/UNICAMP) e TC (Casa de Cultura Tainã). Já o Museu da Imagem e do Som (MIS) vai concentrar osdebates, de 27 a 29 de março. 
 
O evento é uma realização do Fórum de Cultura Digital de Campinas e Região, reunindo os grupos CDI Campinas, Coletivo Ajuntaê, Net Comunidade, Casa de Cultura Tainã, CultCps, Movimento de Cultura Digital, NIED/Unicamp e CLE/Unicamp, e tem o objetivo de refletir sobre o acesso às tecnologias digitaissoftware livree transparência, Internet e mobilização social, representatividade de São Paulo e região nos espaços digitais e iniciativas de Campinas no mundo virtual.
 
A programação inclui paineis, debates, oficinas e outras ações que vão discutir os aspectos da cultura digital. A participação é gratuita e as incsrições são necessárias apenas para as oficinas.
 
Serão abordados temas como o Plano Nacional de Banda Larga, telecentros, ações de cultura digital, transparência pública dos dados, formação dos professores no uso de recursos educacionais livres, software livre nas esferas públicas, digitalização dos acervos de museus públicos, disponibilidade em licenças livres, jornalismo, entre outros.
 
Os debates vão ocorrer de terça (27) a quinta (29) no MIS, a partir das 19h30, e fecham a programação do dia. A mesa sobre “Democratização do acesso às tecnologias digitais”, que inclui debate sobre PNBL (Programa Nacional de Banda Larga) e estruturas para acesso à Internet, oficinas e disseminação de radioweb, programas de telecentros, capacitação e uso de tecnologias em escolas públicas, na terça-feira (27), vai ter como mediador Lino Bocchini (dos sites Falha de São Paulo e Desculpa a Nossa Falha). Também participam da discussão Cláudio Prado (Casa de Cultura Digital/SP), TC (Casa de Cultura Tainã e Rede Mocambos) e Hernani Dimantas (Escola do Futuro, Poli-USP).
 
Na quarta-feira (28), o tema é “Software livre e transparência” com mediação de Antônio Celso (Sesc Campinas). Neste dia será discutido o acesso à informação, transparência das esferas pública, protocolos e formatos abertos. Participam da mesa Alexandre Oliva (GPSL – Grupo Pró Software Livre, Free Software Foundation), José San Martin (representante Chuva Inc.), Daniela Silva (Transparência Hacker) e Daniel Marostegan (Ponto de Cultura Teia Casa de Criação – Pontão Nós Digitais – São Carlos).
 
Fechando a programação na quinta-feira (29), os palestrantes vão debater o uso de internet para organização e mobilização social, utilizando redes sociais. A mediação será de Bruno Torturra (Diretor de Redação/Revista TRIP) e vai contar com Sérgio Amadeu (UFABC e CGI.br), Glaucia Fraccaro (historiadora do trabalho e integrante da Marcha das Vadias Campinas) e Marcelo Pimenta (IMA; Informática de Municípios Associados).
 
Já as oficinas vão ocorrer todos os dias em lugares como Sesc Campinas, Net Comunidade, Casa de Cultura Tainã, Coletivo Ajuntaê, Laboratório Hacker de Campinas e Unicamp. O público vai poder optar entre diagramação (Scribus e Inkscape), produção musical, robótica livre e educacional, webrádio, apps multimídia com software livre, audiotransmissão com software livre, redes sociais e midialivrismo, cobertura colaborativa de eventos, recursos educacionais abertos e bibliotecas digitais. Veja a programação completa.
 
O Fórum nasceu após reflexões sobre a importância de tratar de Cultura Digital em Campinas e RMC, já que a cidade é um polo tecnológico, onde milhares de reais são investidos em novas ferramentas de cultura digital. Um documento será elaborado no final da Semana e servirá como ferramenta para agregar novas entidades ao movimento e para dialogar com o Poder Público sobre políticas para a cultura digital

Serviço:

1ª Semana de Cultura Digital de Campinas e Região
Locais: Abertura na Unicamp, debates no MIS, atividades no Sesc Campinas, Net Comunidade, Casa de Cultura Tainã, Coletivo Ajuntaê, Laboratório Hacker de Campinas e Unicamp
Data: de 26 a 29 de março
Entrada: gratuita. É preciso fazer inscrições para as oficinas
Informações: (19) 3273-0626 / 3304-5833 ou nos emails contato@culturadigitalcampinas.org.br ecomunicacao@culturadigitalcampinas.org.br  / http://culturadigitalcampinas.org.br
 
Fonte: com informações da assessoria de imprensa


Mega Digital Brasil Agência De Publicidade Online. Links Patrocinados ( SEM, Adwords), Rede Social (social Media)Criação de sites, blogs e web 2.0 http://www.megadigitalbrasil.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário