22 de março de 2012

2 regras para ajudar na prosperação em redes sociais

Você vai ouvir de muitas pessoas que a rede social eficaz é um desafio, que é difícil separar sua vida pessoal e profissional, que é muito fácil ter a sua mensagem mal interpretada
Alguns recentes de alto perfil comentários me fez pensar sobre como duas das minhas regras pessoais de vida podem e devem ser aplicadas a redes sociais: não queime caminhos e não seja tolo. Agora, eu não estou dizendo que eu nunca queimei caminhos, e eu sei com certeza que eu fui tola em certos momentos da minha vida. Mas em geral eu tento não fazer coisas como escrever missivas negativas sobre empregadores atuais ou passados ou exibir comportamento rude, machista. E eu descobri que o que vale para a vida também vale para redes sociais.
Em primeiro lugar, não queime seus caminhos. Parece-me que duas pessoas fizeram exatamente isso com antigos empregadores públicos. Greg Smith, agora famoso ex-Goldman Sachs, basicamente se demitiu nos editoriais do jornal New York Times: “Hoje é meu último dia na Goldman Sachs”, escreveu Smith, que foi diretor executivo e diretor de patrimônio do Goldman para Europa. “Depois de quase 12 anos na empresa … eu acredito que eu tenho trabalhado aqui tempo suficiente para compreender a trajetória de sua cultura, seu povo e sua identidade. E eu posso dizer honestamente que o ambiente agora é tão tóxico e destrutivo como eu nunca vi antes.”
Uau. Você provavelmente já viu posts de declarações de Smith no Facebook e Twitter muito mais curtas (e provavelmente menos bem escritas).
Depois houve James Whitaker, que deixou o Google e assumiu a Microsoft e falou sobre o porquê em um post no blog MSDN. “Os bons tempo do Google contratar pessoas inteligentes e capacitadas a inventar o futuro se foi”, escreveu ele, comparando o Google antigo com a versão atual do gigante de tecnologia.
Tanto a ação de Smith quanto a de Whitaker se tornou viral, e até inspirou várias paródias que também se tornaram viral.
Nenhuma empresa é perfeita, nenhum trabalho é perfeito, nenhum gestor é perfeito, nenhum colega de trabalho é perfeito. Claro, todos nós tivemos a fantasia de expor um gestor incompetente (não que eu tivesse tido algum). Mas esse realmente é um mundo pequeno e você nunca sabe quando que o gerente irá aparecer em sua vida profissional novamente, vai que você precisa de uma referência ou talvez queira retornar para a empresa que deixou de forma tão dramática. Talvez as coisas sejam diferentes quando você é um executivo poderoso como Smith. Talvez então a porta esteja sempre aberta. Mas para a maioria de nós, esse não seria o caso. Da mesma forma, para a maioria de nós, não seria necessário um artigo de opinião a fechar as portas do futuro.
Você vai ouvir de muitas pessoas que a rede social eficaz é um desafio, que é difícil separar sua vida pessoal e profissional, que é muito fácil ter a sua mensagem mal interpretada. Eu discordo. Acho que, seguindo essas duas regras simples – não queime seus caminhos e não seja tolo – a rede social pode ser muito fácil e segura.
InformationWeek_BR 
Mega Digital Brasil Agência De Publicidade Online. Links Patrocinados ( SEM, Adwords), Rede Social (social Media)Criação de sites, blogs e web 2.0 http://www.megadigitalbrasil.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário