27 de fevereiro de 2012

O que você precisa saber sobre mídias sociais hoje em 10 posts


Uma seleção de ideias e experiências para você ler, reler, comentar, criticar e dividir com seus amigos e colegas de trabalho

A principal missão do Fala, Scuper! é compartilhar conhecimento sobre mídias sociais. Nos últimos meses, temos publicado uma série de textos com o objetivo de ajudar na evolução da estratégia de sua empresa no mundo digital – e esclarecer dúvidas frequentes entre profissionais da área. Esses textos abordam temas comuns no cotidiano de quem trabalha com mídias sociais, tais como: monitoramento e métricas, engajamento, influência, ROI e SAC 2.0. Neste post, apresentamos os 10 textos mais lidos e compartilhados por nossos leitores recentemente. Uma seleção de ideias e experiências para você ler, reler, comentar, criticar e dividir com seus amigos e colegas de trabalho.
1. O novo ROI das mídias sociais
Estava acompanhando nesta semana uma discussão no Linkedin sobre Retorno de Investimento (Return on investment; ROI, na sigla em inglês) em mídias sociais quando um dos participantes contou que, ao assinar seu contrato como analista de social media na empresa onde trabalha, ouviu do chefe que deveria trazer resultados financeiros para o negócio. Ele disse que não recebe para ficar conectado, mas para vender, um pensamento bastante comum nas empresas que estão criando estratégias para mídias sociais. Quanto foi investido em comparação ao “lucro” que uma determinada ação resultou é uma conta que muita gente tem quebrado a cabeça pra fazer. Como calcular quanto uma marca ganhou com um Like? Como mensurar quantos carros são vendidos depois da viralização no YouTube de um vídeo engraçadinho sobre o veículo? Como medir qual será o aumento da participação de mercado de uma empresa por causa do engajamento em torno de seus produtos no Twitter? Continue lendo
2. Como enfrentar uma crise nas mídias sociais
Você está preparado para lidar com uma crise nas mídias sociais? Segundo um estudo divulgado recentemente pela Burson-Marsteller, uma empresa global de relações públicas, a resposta é não. Para 632 empresários dos Estados Unidos, da Europa, da Ásia e da América Latina entrevistados, a companhia que lideram está a menos de 12 meses de distância de uma grande crise originada dentro do espaço online. Apesar de estar cientes de que a força da propagação de opiniões nos meios digitais colocou o consumidor no comando do relacionamento com a marca, eles declararam não saber como gerenciar uma crise. Com a mudança na relação marca-consumidor, executivos de marketing de diferentes segmentos têm procurado estabelecer novos planos de comunicação para não serem surpreendidos. Num contexto em que comentários negativos e reclamações podem pipocar a qualquer momento nas mídias sociais, alguns princípios básicos devem nortear sua estratégia digital. Continue lendo
3. Você conhece seu público nas mídias sociais
Há meses sua empresa tem usado as mídias sociais para se comunicar com o público, mas até agora você não conseguiu identificar quem é ele? A cada reunião da equipe de marketing, você percebe que as dificuldades de entender sua audiência só aumentam? Ninguém comenta o que você compartilha? Frequentemente, algum executivo levanta a questão: e se os nossos clientes não estiverem nas mídias sociais? Existem algumas possibilidades: 1) Talvez seus clientes não estejam mesmo lá – e você deverá repensar a decisão de investir na área ou 2) Talvez sua empresa precise rever sua estratégia para o meio digital. Continue lendo
4. O futuro das mídias sociais já começou
Depois da explosão do Twitter e do Facebook, muitas empresas perceberam que as redes sociais podem ser importantes ferramentas para a promoção de suas marcas, para o relacionamento com os stakeholders e para a geração de valor para o mercado. Conforme as pessoas passam mais tempo online, as companhias se veem desafiadas a encontrar maneiras de se conectar efetivamente com o público, ouvir o que ele tem a dizer – e, principalmente, fazer parte de suas conversas. O aumento da complexidade das redes e a constante evolução na forma como as relações ocorrem no mundo digital colocam os profissionais de social media diante de um constante exercício de futurologia para tentar prever qual será a próxima tendência ou paradigma. Diferentes especialistas têm debatido o futuro (não muito distante) das mídias sociais. Eis alguns pontos em discussão: Continue lendo
5. Os principais temas de mídias sociais que estarão em pauta em 2012
“O provável tema que será pauta em 2012: ROI em mídias sociais pode ser o grande assunto do ano. É um assunto que já vem sendo muito discutido e pode ter ainda mais destaque com uma possível recessão que o mundo venha a enfrentar, o que levaria há uma grande pressão para que todas as ações de marketing tenham resultados bem claros – e com mídias sociais não seria diferente. O tema de social media que deveria ser pauta em 2012: Como as marcas podem usar mais as mídias sociais para aumentarem suas redes sociais. Depois da enxurrada de Fan Pages com milhares de fãs, campanhas de retweets e etc. Seria extremamente benéfico para as empresas, marcas e profissionais questionarem como podemos usar todo esse conhecimento que tivemos nos últimos anos sobre as plataformas de mídias sociais para socializarmos de fato nossa atuação com os clientes e prospects.”Continue lendo
6. Quem é um influenciador nas mídias sociais
A dúvida é recorrente: como definir quem é um influenciador nas mídias sociais? Alguém ou alguma empresa com milhões de seguidores, mas que não posta mensagens frequentemente e cujos textos não reverberam? Ou alguém seguido por algumas dezenas de pessoas, mas cujas mensagens são amplificadas pelos outros? Não existe uma regra para dizer quem é um influenciador nas mídias sociais. Isso porque esse é um conceito em construção, cujos parâmetros podem variar. Em linhas gerais, um influenciador é aquele que transmite uma mensagem que tem um impacto nas ideias e práticas de outras pessoas. É alguém que passa informações, insights e opiniões que são levados em consideração por quem recebe aquele conteúdo. Em meio às mensagens publicadas nas mídias sociais diariamente, é uma voz que se destaca. Continue lendo
7. O que é (de fato) engajamento nas mídias sociais?
Garrafas de champanhe só são abertas em ocasiões extremamente especiais na empresa de João. Dono da maior fabricante de relógios do país, ele gosta de brindar após a abertura de novas lojas, o aumento nas vendas e a formação de parcerias. Numa sexta-feira ensolarada, ele decidiu acrescentar uma nova situação – digna de ser comemorada com a bebida – em sua lista. O diretor de marketing lhe entregara um relatório mostrando que a página no Facebook da companhia havia atingido a marca de 1 milhão de fãs em “apenas” cinco meses. Com o número, a empresa se colocava, segundo o diretor de marketing, no grupo de marcas com maior taxa de engajamento no mundo digital. A conta era, na visão dele, simples: quanto mais fãs conquistasse no Facebook, maior seria o engajamento em torno da empresa. “Imagine só quando nossa comunidade tiver 5 milhões de pessoas? Ninguém segura a gente!”, costumava espalhar em alto e bom som. Continue lendo
8. Um manual do relacionamento nas mídias sociais
Como você se relaciona com seus clientes nas mídias sociais? Quais são as premissas que regem esse relacionamento? De que maneira as demandas de seus clientes são atendidas? Como você lida com as reclamações sobre produtos e serviços de sua empresa no mundo digital? Atualmente, as companhias enfrentam o desafio de encontrar o tom certo para se relacionar com as pessoas nas mídias sociais, engajá-las, evitar crises e dar respostas a todo tipo de solicitação. Para ajudá-lo, preparamos um manual básico de relacionamento nas mídias sociais. Apresentamos aqui 25 dicas que podem fazer toda a diferença para o sucesso de sua operação online: Continue lendo
9. Como criar um plano de classificação para o seu monitoramento
Depois de participar de uma reunião com um cliente do Scup e conversar com um dos nossos pesquisadores em mídias sociais, concluí que algumas empresas conseguem definir uma estratégia e montar seu monitoramento, mas têm dificuldades para organizar as informações coletadas – e, a partir delas, se antecipar a crises, produzir análises e extrair insights. Em meio à grande quantidade de itens coletados, os profissionais responsáveis pelo monitoramento acabam não encontrando um caminho para classificar as menções. E qual é a solução? Em primeiro lugar, ao criar um plano de classificação, você precisa alinhá-lo com o objetivo de seu monitoramento. Se você estiver, por exemplo, monitorando menções a sua marca e produtos, deverá criar tags (etiquetas) para mapear os itens de acordo com esse objetivo e, em seguida, cruzar os dados no Excel. Você pode criar tags (palavras ou combinação de palavras) a partir de algumas perguntas: Continue lendo
10. Como monitorar os grupos do LinkedIn – e tirar proveito disso
Mais do que funcionar como um canal para conseguir um emprego, o LinkedIn é um espaço para o reforço das relações profissionais e fortalecimento da marca de pessoas – e empresas. A existência de comunidades com base em interesses e objetivos comuns permite às companhias ampliar o alcance de suas marcas com seu público-alvo, oferecendo valor adicional por meio de recursos do LinkedIn. Existem diferentes maneiras de usar os grupos do LinkedIn a favor de sua empresa: Continue lendo
FONTE: Equipe Scup

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