4 de setembro de 2012

Como Colocar sua Empresa no Google Places

 

google-maps-transito3

O Google Maps é um serviço de localização que utiliza mapas e coordenadas geográficas para encontrar os pontos buscados. Com ele é possível encontrar praticamente qualquer rua, empresa ou comércio através de informações básicas. Além disso, é oferecido gratuitamente aos usuários e foi aberto para o público brasileiro em 2008.

Eficiente na hora de encontrar o melhor caminho para um certo lugar ou para encontrar ruas e lugares específicos, tornou-se popular entre os internautas. Uma de suas vertentes, o Google Places, vem surgindo como uma ferramenta importante no marketing digital de uma empresa.

Google Places 001 e1345577690338 Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura 1: Google Maps

Usando o Google Places

É muito vantajoso poder exibir a sua empresa no Google Maps através do cadastro no Google Places, principalmente pela facilidade que o usuário tem de encontrar o que deseja. Neste post vamos aprender como fazer isso.

  • Primeiro, acesse o Google Places. Se você já tem uma conta no Google, acesse-a usando seu login e senha. Caso não tenha, crie uma conta para que possa usar o Google Places. Lembrando que ele também pode ser acessado pelo Webmaster Tools na aba de Otimização > Outros Recursos.
  • Podemos ver então um formulário com perguntas básicas sobre a empresa, como podemos ver na figura abaixo. Lembre-se de preencher os campos cuidadosamente. O endereço posto no formulário será a referência da sua empresa no Google Places e será usado para encontrá-la.
processo google maps 1 e1342209290135 Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura 2: Informações Básicas
  • Na página seguinte, escolha a categoria que melhor se encaixa com o perfil de sua empresa e siga. Será necessário que você coloque os horários de funcionamento e formas de pagamento usadas em sua empresa.
processo google maps 2 e1342209412957 Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura 3: Horários e Pagamentos
  • Na página seguinte, coloque fotos ou arquivos de vídeo, lembrando que não são obrigatórios.
processo google maps 3 e1342209479407 Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura 4: Fotos
  • Preencha as informações adicionais se assim desejar, mas também não são obrigatórias.
processo google maps 4 e1342209551153 Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura 5: Informações adicionais

Ao final do processo, será necessário somente uma forma de contato para fazer a confirmação do cadastro e inclusão dos dados no Google Places. Depois de finalizar tudo, é só esperar o contato do Google.

E na prática?

Vamos pegar um exemplo real para mostrar como uma empresa pode tirar grandes vantagens estando presente no Google Places. Usaremos o restaurante Zazá Bistrô, que é o primeiro que aparece quando procuramos por “restaurantes em Ipanema”.

Zazá Bistrô no Google Places1 e1345579250908 Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura 6: Zazá Bistrô na busca do Google

Quando mantemos o mouse sobre a área do anúncio do restaurante, aparecerá ao lado algumas informações adicionais além do endereço e do site. Quando clicamos no mapa que aparece, somos redirecionados para a página do Google Maps, onde podemos ver o mapa completo.

Zazá Bistrô no Google Places 23 e1345579338847 Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura7: Zazá Bistrô no Google Maps
As páginas do Google Places no Google+

Recentemente todas as páginas do Google Places foram redirecionadas para dentro de uma área específica do Google+, o Google+ Local. Nela, além de poder visualizar fotos e o já característico mapa do Google Maps, podemos ver mais informações sobre a empresa, como opiniões e críticas de outras pessoas.

Zazá Bistrô no Google Places 3 e1345574287795 Como Colocar sua Empresa no Google Places
Figura 8: Zazá Bistrô no Google Places

Cada uma delas dá uma pontuação (de 0 a 3) para as categorias disponíveis, podendo fazer ou não um comentário a respeito da empresa. No caso da página do Zazá Bistrô, são feitos comentários sobre o ambiente, o atendimento e a comida servida.

Uma dica é incentivar os clientes a fazerem reviews, como oferecendo um desconto ou promoção para quem o fizer. Esse incentivo por parte da empresa pode aumentar a relevância da página tanto para o Google quanto para futuros interessados. Quanto mais opiniões de clientes a respeito daquele produto ou serviço, mais conteúdo um futuro cliente terá para se informar e mais relevância poderá ser dada pelo Google.

Vale lembrar que todas as informações dadas para criar a página no Google Places também podem ser vistas no Google+ Local.

Precisando de ajuda? contate www.megadigitalbrasil.com

 

FONTE:Como Colocar sua Empresa no Google Places | SEO Master

Nenhum comentário:

Postar um comentário