30 de agosto de 2012

Quer sucesso no YouTube? A ideia vem em primeiro lugar

 

Entrevistamos Lucas Abduch, um dos vencedores do

YouTube Malabarize-se - Reprodução

Kaluan Bernardo
Desde outubro de 2011, o YouTube passou a demonstrar mais interesse por conteúdo exclusivo. Por isso a equipe do Google foi atrás de acordos com mais de 100 canais de produção; criou novas políticas de parcerias que possibilitam a qualquer um ganhar dinheiro na rede social; e ainda realizou no Brasil o concurso NextUp, que visou incentivar novos talentos na plataforma.
Apesar de todos os esforços do YouTube para privilegiar conteúdo original, fazer sucesso por lá não é nada fácil – afinal, o site recebe 72 horas de vídeo a cada minuto. Para entender os caminhos que levam alguém a ser um "Youtuber" bem-sucedido, conversamos com Lucas Abduch, criador do canal “Malabarize-se”, especializado em malabarismo, e um dos vencedores do concurso NextUp. Confira:
Como e quando você começou a produzir conteúdo para o YouTube?
Minha conta existe há 6 anos. Mas considero que meu canal existe apenas desde maio de 2012, quando comecei a produzir conteúdo com mais qualidade. No início eu postava apenas truques simples de malabarismo que eu queria compartilhar. Até que eu venci o concurso do YouTube NextUp Brasil, ganhei um prêmio de R$ 20 mil e um curso de quatro dias no Google em São Paulo. Então pude comprar equipamentos e viabilizar diversas ideias.

Quais os incentivos dados pelo YouTube para você produzir conteúdo?

Até agora o maior incentivo foi o NextUp Brasil. A meu ver, a plataforma é muito democrática. Quando o YouTube aceitou meu pedido de parceria (o site conta com um sistema de associação para privilegiar seus “parceiros” produtores de conteúdo) eu não tinha nem 500 inscritos em meu canal. O mais importante é a sua ideia, não seu tamanho no momento.
Há espaço para todos produzirem conteúdo no YouTube?
Não acredito em concorrência no YouTube. As pessoas podem assistir a vídeos de dois canais parecidos. Eu mesmo acompanho diversos canais de malabarismo.
Quais é o maior desafio para ganhar dinheiro com o site?
Ter audiência. As pessoas precisam ver seu conteúdo para que você ganhe dinheiro. Muitas vezes seus vídeos são fantásticos e você tem poucas visualizações. Os números vão crescer com o tempo se você produz conteúdo de qualidade.

O que você acha que o site poderia fazer para incentivar a produção de conteúdo?

Organizar mais concursos como o NextUp. Talvez não necessariamente tão grandes, mas que visassem promover conteúdo de qualidade. A premiação poderia ser apenas promover os vídeos, por exemplo.
Quais as dicas para quem quer produzir conteúdo para o YouTube?
- Leia o “Creators Playbook”, o guia da plataforma para quem quer criar material;
- Busque ideias interessantes e que fujam do senso comum;
- Comece a produzir, mesmo que você ainda não tenha equipamentos de qualidade;
- Assista a canais de dicas para produção audiovisual e tutoriais online;
- Procure referências que tenham relação com o conteúdo que você produz;
- E, por fim, não seja desagradável – você não precisa fazer spam para divulgar seu conteúdo.

Olhar Digital: Quer sucesso no YouTube? A ideia vem em primeiro lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário