29 de agosto de 2012

eleições 2012 - Aprenda a filtrar mensagens que candidatos publicam no seu Facebook

 

Campanha mal começou e políticos já atormentam eleitores nas redes sociais. Veja aqui o passo a passo para se livrar do candidato "entrão"

LEONARDO SOARES - gazeta online

Marcação Facebook

Com o filtro ativado, outros usuários só podem marcar você nas publicações se houver autorização prévia

Um belo dia você abre a sua rede social para ler os recados de amigos ou acompanhar os eventos que estão para acontecer e dá de cara com um santinho virtual. Pior que isso: no seu perfil e sem a sua autorização. A campanha eleitoral mal começou, mas - acredite - muitos eleitores já sofrem na pele os apelos de candidatos para conseguir votos e divulgar o número de campanha.
É que o Facebook permite que um usuário publique fotos e marque outros usuários na publicação, espalhando as fotos para os seguidores dela e os de quem está marcado. Assim, em plena campanha política, a tendência é que você receba cada vez mais santinhos no seu perfil.
Mas essa invasão tem solução e não demora nem um minuto, além de livrar o seu perfil de virar um palanque eleitoral na internet sem que você queira. Para entender como filtrar tudo o que é marcado com o seu nome e decidir se quer autorizar ou não ser relacionado ao conteúdo publicado por terceiros, acompanhe abaixo os passos e as ilustrações após cada etapa.
1. No canto superior direito da página inicial, há uma seta apontando para baixo onde estão as opções de anúncio e as configurações. Clique na seta e em seguida, em Configurações de Privacidade.

1. Passo a passo para filtrar marcações no Facebook

2. O campo das Configurações de Privacidade é onde você pode configurar, a seu gosto, todas as publicações, as amizades e o que cada usuário pode ter acesso no seu perfil. Uma das opções na lista é Linha do Tempo e Marcação. Ao lado desta opção, clique em editar configurações.

1. Passo a passo para filtrar marcações no Facebook

3. Após clicar em editar, abrirá a janela com todas as opções de Linha do Tempo e Marcação. A opção responsável por filtrar as marcações feitas no seu nome é "Analisar publicações em que você foi marcado antes de serem exibidas na sua linha do tempo". Pelas configurações originais do Facebook, esta ferramenta fica desativada automaticamente. Então é preciso clicar na seta ao lado da palavra desativado para mudar o status.

1. Passo a passo para filtrar marcações no Facebook

4. Ao clicar, abrirá uma nova janela chamada Análise da linha do tempo. Na janela, altere a opção Desativada para Ativada. Em seguida, clique em Voltar.

1. Passo a passo para filtrar marcações no Facebook

5. Ao voltar, perceba que a opção de análise de publicações mudou de Desativada para Ativada. Para confirmar, clique em Done.

1. Passo a passo para filtrar marcações no Facebook

6. Depois volte à sua página inicial normalmente. A partir deste momento, toda vez em que outro usuário inseriro foto, vídeo ou mencionar o seu nome em alguma publicação, uma notificação aparecerá no seu perfil.

1. Passo a passo para filtrar marcações no Facebook

7. Ao clicar na notificação, uma janela abrirá com todas as marcações em seu nome feitas por outros usuários. Cada marcação possui, ao lado, dois botões. Um afirmativo, em que você autoriza a utilização do seu nome; e outro negativo, que automaticamente não deixará com que a publicação vá para o seu perfil. Caso perceba que não há marcações indesejáveis, basta clicar em Aprovar todas.

1. Passo a passo para filtrar marcações no Facebook

Candidatos e redes sociais

"Preocupados em se divulgar a qualquer custo, candidatos acabam causando rejeição". Marcelo Paranhos, consultor e professor de Marketing Político

Os candidatos tem que tomar muito cuidado. Às vezes, muito preocupados em se divulgarem a qualquer custo, eles acabam lotando as páginas das redes sociais e enviando e-mails. Isso causa constrangimento e uma rejeição de quem recebe as mensagens.

Rede social é um case à parte dentro das eleições. O candidato tem que perceber que o usuário tem uma lógica própria e um comportamento próprio no perfil dele. O candidato não pode simplesmente se comportar em uma rede social como se ele estivesse em uma praça ou uma festa, por exemplo, entregando o material dele às pessoas. Ele está em uma área nova, um ambiente onde as pessoas têm outros objetivos e outras formas de se comportar. Além disso, eles procuram muito mais a verdade.

Você como candidato precisa, acima de tudo, se legitimar na rede social. Não basta se aproximar de uma pessoa, não basta acessar o perfil dela e depois passar mensagens políticas sem que o outro esteja preparado ou desejando receber isso.

Ainda hoje, no Brasil, estudos mostram que as redes sociais servem muito mais para retirar votos dos candidatos do que para atrair novos eleitores e simpatizantes. A rede social ajuda muito mais a destruir do que a construir uma imagem. Por isso é preciso trabalhar sempre na linha da verdade. É a melhor maneira de se apresentar ao público.

Ainda assim, mesmo com riscos todo candidato deve entrar nas redes sociais. Mas já precisa estar lá há mais tempo, criar os seguidores de forma natural, mostrando o seu trabalho. Se você não tem esse hábito, abra um perfil e convide as pessoas a debaterem com você as suas propostas.
Apresente ideias, propostas e convide as pessoas a participarem dessa discussão. O que não pode, de forma alguma, é ludibriar, fingir que está nas redes há mais tempo ou passando mensagens erradas. Pois a internet, e o Facebook, principalmente, é o espaço mais democrático para os eleitores. É onde eles falam o que pensam. E as pessoas sabem quem está nas redes para apresentar ideias ou só para tirar proveito.

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