2 de março de 2012

Rede social resgata dinâmica dos murais de fotos



Agência Estado


São Paulo, 29 (AE) - Se algum dia você já guardou recortes de revistas, fez um mural de fotos ou montou um álbum de adesivos ou papéis de carta, você já entendeu a dinâmica do Pinterest. Parecem atividades primordialmente femininas? São mesmo, tanto que 80% da base de usuários da rede social que já despontou como a promessa de 2012 são mulheres, de acordo com a própria empresa.
O Pinterest é um mural para fotos online. Vários murais, quantos cada pessoa quiser criar: receitas, peças que podem ser feitas em casa, ideias de design, roupas e acessórios, belas paisagens, penteados, fotos de ambientes incrivelmente bem decorados. Em uma rede dominada por mulheres, esses são os temas mais recorrentes.
Funciona assim: uma vez feito o login e instalado um plugin no navegador, cada vez que o usuário se deparar com uma imagem bonita ou interessante pela internet, basta "piná-la", ou seja, salvá-la em um de seus murais. Tudo fica lá para consulta posterior.
Considerado um dos 50 melhores sites de 2011 pela revista "Time", o Pinterest foi o serviço online que mais rapidamente atingiu 10 milhões de acessos únicos por mês nos EUA, de acordo com a comScore - foram menos de 2 anos, de seu lançamento em março de 2010 até janeiro deste ano, quando chegou a 11,7 milhões de acessos únicos mensais.
O serviço também possui diversos aspectos sociais: todos os murais são obrigatoriamente públicos, pode-se criar quadros colaborativos (bons para planejar um evento em grupo, por exemplo), conta com uma boa integração com Facebook e Twitter e é possível seguir pessoas e assuntos. No entanto, seu principal atrativo parece ser o caráter de "arquivo pessoal de inspirações e vontades". David Pogue, colunista do "New York Times", atribui parte do sucesso do site ao fato de ele dar um tempo naquilo que ele considera "as metas usuais das redes sociais: autoabsorção, autodocumentação e autopromoção".
Semil Shah, consultor do Vale do Silício, elenca outros fatores para o sucesso do site: ênfase da imagem sobre o texto, visual clean e retrô, fácil usabilidade e, principalmente, o fato do Pinterest ter "aproveitado uma potencial mudança do comportamento de consumidor para um comportamento de compra".
Segundo ele, a etapa final do processo de compra está bem servida com serviços como Google Shopping e Amazon, onde o consumidor digita o que ele quer comprar e encontra boas ofertas. O que ainda está carente é "a parte de cima do funil" que resultará na compra de um produto específico, o momento em que o usuário ainda não sabe ao certo qual produto ele quer, ainda está buscando ideias e novidades. Shah acredita que o Pinterest pode ajudar o consumidor nesse processo de escolha, pois mistura indicações sociais com imagens inspiradoras.
Para o consultor, o grande trunfo do site virá quando ele direcionar fotos de produtos para sites de e-commerce e conseguir lucrar com isso, monetizar seu banco de imagens. Segundo Josh Davis, analista de mídias sociais, o Pinterest já está fazendo isso. Em um texto publicado em seu blog pessoal, que ganhou dimensão depois de ser comentado no "New York Times", Davis diz que o site modifica os links de algumas imagens que já redirecionavam os usuários para sites de compras para poder ganhar uma comissão sobre a transação comercial.
Sem estratégia de negócios definida, o Pinterest diz apenas que gerar lucro não é prioridade no momento (o site foi criado e ainda é mantido com dinheiro de investidores externos) e que pode incluir publicidade em seu serviço no futuro. Mas fica claro que o site já entendeu o potencial que tem de aliar o caráter de "mural de inspirações" ao de "catálogo de desejos".
BOX
APRENDENDO A ‘PINAR’
LOGIN - Para entrar, só por convite (que pode ser pedido no site ou para um amigo) ou via conta do Facebook ou Twitter.
À LA CARTE - Na página inicial, há várias opções de timelines: pins dos usuários que você segue, imagens mais populares, por temas ou preços.
PIN IT - Em "About" e "Pin It Button", arraste o botão para a barra de favoritos do navegador, ele permitirá que você "pine" imagens de qualquer site.
DIFERENTE - No Internet Explorer, é preciso clicar com o botão direito sobre o botão, "Adicionar a Favoritos" e selecionar "Barra de Favoritos".
ETIQUETADO - Coloque um cifrão e o valor do produto na descrição da imagem a ser pinada para adicionar uma tarja com o preço em dólares à foto.
UPLOAD - Em "Add", você pode criar novos murais e subir imagens e vídeos. É possível criar murais colaborativos.


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