Investimento em anúncios na rede subiu 19,6% em relação a 2010, enquanto setor expandiu 8,5%; TV aberta intensificou liderança e chegou a 63,3% de participação
Num ano em que a economia brasileira cresceu menos de 3%, o faturamento dos veículos de comunicação com publicidade registrou expansão de 8,54%, segundo relatório divulgado pelo Projeto Inter-Meios, feito pela PricewaterhouseCoopers e pelo jornal Meio & Mensagem. A TV aberta, que já mordia o maior pedaço do bolo, expandiu a liderança no ano passado – teve alta de 9,17% – e chegou a uma participação classificada como "histórica" pelos pesquisadores, calculada em 63,3%. O total de ganhos desse mercado foi de R$ 28,45 bilhões, de acordo com os dados.
Veja qual a participação de cada meio no mercado publicitário
O faturamento total em publicidade da TV aberta ultrapassou R$ 18 bilhões, de acordo com o projeto. Os jornais impresos, meio com segunda maior participação, tiveram ganhos de R$ 3,36 bilhões em 2011, crescimento de 3,83% em relação ao ano anterior.
Nas comparações entre 2011 e 2010, os únicos meios que tiveram queda no resultado foram "cinema" e "guias e listas", com recuos de 6,36% e 2,59%, nessa ordem. A internet foi o meio que mais cresceu, com 19,63% de elevação nos ganhos, chegando a 5,1% de participação de mercado.
Variação em relação ao ano anterior
Os pesquisadores destacam que 2011 foi um ano sem Copa do Mundo ou Olimpíadas, que tradicionalmente turbinam os ganhos do mercado publicitário. Em 2010, o mercado havia crescido 17,7%, ajudado pela Copa da África.
Mega Digital Brasil Agência De Publicidade Online. Links Patrocinados ( SEM, Adwords), Rede Social (social Media)Criação de sites, blogs e web 2.0 http://www.megadigitalbrasil.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário