8 de março de 2012

Compras na internet lideram ranking de reclamações de consumidores


SÃO PAULO - As compras na internet foram as líderes de reclamações dos consumidores na Proteste - Associação de Consumidores em 2011.
Segundo levantamento feito pela Proteste, o principal motivo que levou as compras virtuais ao topo do ranking de reclamações foi o descumprimento da entrega de produtos encomendados. No total, foram 8.760 queixas envolvendo lojas virtuais.
Em segundo lugar, aparecem os vícios, com 6.216 reclamações, seguidos pelos cartões de crédito, com 2.335 queixas. As principais reclamações envolvendo os plásticos é em relação a cobranças. De acordo com a Proteste, os elevados juros, encargos e taxas dos cartões de crédito no País fazem com que a dívida se torne impagável para muitos consumidores que usam o crédito rotativo.
O quarto alvo de reclamações dos consumidores foi a telefonia móvel, com 2.273 queixas. Segundo a Associação, a má prestação de serviços e o descaso com os clientes foram decisivos para levar o serviço à quarta posição.
Abaixo de duas mil reclamações
Problemas com ofertas foram reclamados por 1.770 consumidores. Em seguida, aparece a renegociação de dívida, com 1.744 queixas. Outro problema bastante comum entre os consumidores envolve compra e venda nos estabelecimentos, com 1.453 reclamações.
Para 1.356 consumidores, o problema de 2011 foi com leasing e financiamento. Neste caso, as queixas dizem respeito a cobranças indevidas e à dificuldade de renegociar o débito do consumidor, quando ele não possui condições de manter o pagamento em dia.
A internet, aparece na penúltima posição, com 1.271 reclamações. Os principais motivos foram a instabilidade no serviço, velocidade baixa, além da dificuldade de reinstalação do serviço, em caso de mudança de endereço.
Por fim, aparecem as TVs por assinatura, que geraram 1.194 reclamações no ano passado.
FONTE; 

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