12 de março de 2012

Começa o maior festival geek do mundo


Austin, no Texas, vira capital das tendências e recebe 50.000 pessoas ao longo dos próximos dez dias. O objetivo: debater o futuro da tecnologia na rede

Renata Honorato, de Austin
SXSW: evento anual em Austin, no Texas, reúne jovens engenheiros empreendedores
SXSW: evento anual em Austin, no Texas, reúne jovens engenheiros empreendedores (CC/Flickr Dave_B_)
O SXSW surgiu em 1987 como um festival de música. A área de tecnologia só entrou para o calendário em 1994
Uma vez por ano, a pacata Austin, que cresceu em torno da Universidade do Texas, vira notícia em todo o mundo. Durante o festival South by Southwest, conhecido como SXSW, milhares de jovens se encontram para discutir o futuro das novas tecnologias na internet. A edição deste ano, que começa nesta sexta-feira, reúne 50.000 pessoas de todo o planeta, das quais ao menos 20.000 se registraram apenas para a área "Interactive", focada em mobilidade, games e redes sociais. Os demais cadastrados se dividem nas duas outras áreas complementares: cinema e música.       
O SXSW surgiu em 1987 como um festival de música. A área de tecnologia só entrou para o calendário em 1994. Nos últimos anos, contudo, esse recorte do encontro cresceu exponencialmente e chegou a ganhar mais destaque do que a música, que deu origem ao evento.
Diferente de outros encontros da área de tecnologia, geralmente organizados em um espaço único, o SXSW acontece em toda Austin. Embora fique centralizado no Convention Center, no centro da cidade, as palestras acontecem em hotéis e bares da região. 
Os aplicativos, a tecnologia móvel e as redes sociais continuam em alta. Um dos destaques do evento, conhecido por mostrar ao mundo candidatos ao próximo Twitter ou Facebook, no entanto, será Vic Gundotra, o grande responsável pela aposta social do Google: o Google +. Durante a sua concorrida palestra, ele vai falar sobre o futuro do projeto e sobre os erros e acertos da companhia nessa nova empreitada colaborativa. 
Mas como o objetivo da SXSW é prever o dia de amanhã, o número de pensadores da rede é grande ao longo dos cinco dias dedicados à internet. Entre os convidados do evento estão Jane McGonigal, autora do livro Reality Is Broken, e especialista em gamificação; Lee Shupp, entusiasta da biotecnologia; Biz Stone, cofundador do Twitter e COO da The Obvious Corporation; Ray Kurzweil, autor do livro The Singularity Is Near; Jaron Lanier, acadêmico que defende a ideia de que a internet está nos emburrecendo; e Ben Silbermann, cofundador do Pinterest, a rede social do momento.    
Há ainda espaço para as novas startups de tecnologia, que durante o encontro mostrarão aos influentes visitantes seus produtos e serviços inovadores. Nada garante o sucesso de alguns deles, mas existem grandes possibilidades de que uma empresa presente no SXSW se torne o próximo fenômeno da rede. Em 2007, o Twitter passou por Austin. Em 2008, o Facebook. Em 2009, o Foursquare. Qual será a grande promessa de 2012?
O espírito empreendedor desses jovens e suas incansáveis mentes criativas conquistaram gigantes do setor, como IBM, Microsoft, Mozilla, Google, AT&T, entre outras. Todas essas empresas estarão presentes nesta edição da SXSW para debater o futuro de seus segmentos.
fonte: VEJA

Mega Digital Brasil Agência De Publicidade Online. Links Patrocinados ( SEM, Adwords), Rede Social (social Media)Criação de sites, blogs e web 2.0 http://www.megadigitalbrasil.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário