12 de setembro de 2011

IFA 2011: confira os destaques de uma das maiores feiras de tecnologia do mundo

Aqui tem todo tipo de empresa e de produtos. Uma área é toda dedicada a utilidades domésticas. Existe uma cozinha, por exemplo, que mais parece um cenário dos Jetsons. A mesa tem um design diferente e uma tela acoplada, que pode ser conectada à internet e mostrar receitas. A geladeira traz notícias, tuíta e até faz compras. Já, com o celular, você consegue verificar o status da lavadora de roupas. Tem até o que pode ser considerado o bichinho de estimação do futuro: um aspirador que percorre a casa inteira, varrendo toda a sujeira do chão.

Quem disse que mundo fashion não tem a ver com tecnologia? As peças caretas, criadas por engenheiros, começam a ganhar toques diferentes. Os horrorosos óculos 3D estão com os dias contados. Isso porque, marcas criam modelos bastante estilosos. O mesmo vale para as TVs, uma delas com aplicações de cristais Svarowski no monitor.

As Smart TVs vieram com tudo nesta edição da IFA, cheias de novos recursos e aplicações. Uma possui touchscreen e serve até mesmo como lousa digital - boa opção tanto para empresas quanto para pais que estão dispostos a dar mais um brinquedo para os filhos. Mas uma das sensações entre os visitantes da feira foi jogar Angry Birds nesse outro televisor sensível ao toque.

No que depender dos lançamentos em Berlim, o 3D deve virar item de série em quase todas as TVs. O desafio das empresas, no momento, é eliminar a necessidade dos óculos, e muitas fabricantes mostraram suas apostas. A Toshiba foi a que se saiu melhor nesse aspecto, ao trazer um modelo que exibe imagens bem superiores às já vistas até o momento. Mas ainda assim, o 3D não é perfeito: você até tem a sensação de profundidade - um pouco menos do com os óculos, é verdade -, e também enxerga uns quadradinhos no vídeo. É como se existisse uma malha bem fininha por cima da imagem.

As fabricantes que optaram por manter os óculos estão buscando outras funções para eles. A Philips, por exemplo, criou uma solução legal para os gamers: com equipamentos que filtram o que é emitido pela TV e permitem a exibição de duas imagens simultâneas - uma para cada jogador. A gente testou e o resultado é bem legal!

Acha que a TV Full HD é o máximo que você pode ter? A IFA provou o contrário. Um modelo traz uma tecnologia chamada 8K4K. São 7680 x 4320 pixels, enquanto a Full HD tem 1920 x 1080. A resolução é tamanha que, olhando de perto, as imagens até parecem 3D - sem óculos, sem nada!

A Epson também aposta em funções diferentes para produtos já existentes. Um projetor reconhece a localização do usuário e propõe alguns jogos.
Os tablets também marcaram presença forte. A Toshiba trouxe o mais fino; a Sonyo mais bonito, todo cheio de curvas; e a Samsung parece criar uma nova categoria: a dos smartphones-quase-tablets. Um tem uma tela de 5,3 polegadas e uma canetinha para facilitar a operação. Ele tem um bom tamanho para ser operado com as mãos, mas será que não incomoda ao ser levado no bolso, como um smartphone? Só o uso diário poderá dizer…
Fique por dentro do que você verá nas lojas nos próximos meses! 
(Publicado por: Olhar Digital)
 

Mega Digital Brasil Agência De Publicidade Online. Links Patrocinados ( SEM, Adwords), Rede Social (social Media)Criação de sites, blogs e web 2.0 http://www.megadigitalbrasil.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário