26 de julho de 2011

BitCoin, a moeda digital

 

A 'unidade monetária' que tem dado o que falar vai ganhar um site de compra e venda em reais nesta quarta-feira (20/7)

Bitcoin

Stephanie Kohn
Nos últimos meses, a Bitcoin, uma moeda digital criada em 2009 por um gênio da matemática conhecido como Satoshi Nakamoto, passou a ser bastante comentada. Mas, você sabe exatamente como essa moeda do mundo virtual funciona?
Diferentemente das moedas convencionais, a Bitcoin não precisa de nenhum emissor centralizado, pois ela se baseia no conceito peer-to-peer, ou seja, qualquer um pode gerar o "dinheiro". Nos Estados Unidos, já é possível comprar produtos eletrônicos, games, roupas, acessórios e até comida com moeda virtual. Além disso, algumas empresas têm remunerado freelancers com a moeda e outras pessoas têm vendido bens, como carros usados e computadores, em Bitcoins.
Segundo Leandro César, arquiteto de informação que vai abrir um site de compra e venda de Bitcoins no Brasil, para gerar essa moeda virtual o usuário deve se cadastrar no site www.bitcoin.org e baixar um programa de compartilhamento de arquivos para receber uma identificação.
A partir daí, começa o processo de geração das moedas, apelidado de "mineração". A rede Bitcoin cria e distribui um lote de novas Bitcoins aleatoriamente entre os usuários que estão rodando o programa. A quantidade de Bitcoin geradas em um lote, no entanto, nunca passa de 50. "Para conseguir ganhar um lote é necessário muito investimento em hardware. Meu investimento inicial foi de R$ 10 mil e, atualmente, eu gero 30 centavos de Bitcoin por dia com meus computadores trabalhando sem parar", explica Leandro.
Com as Bitcoins nas "mãos", as moedas podem ser salvas em forma de arquivo, que funcionam como uma carteira virtual. As transações, então, acontecem via internet entre qualquer pessoa que tenha um endereço de Bitcoin. No momento, dentro da MT Gox, maior câmbio de Bitcoin do mundo, a moeda virtual está em alta, valendo US$ 12.63.
No entanto, se você se animou com a ideia, é importante saber que os criadores da moeda estipularam um valor máximo de 21 milhões de Bitcoins a serem geradas no mundo para que não existam chances de um espiral inflacionário. Até hoje, já foram geradas cerca de 8 milhões de Bitcoins.
Vantagens e Desvantagens
De acordo com Donald Normand, co-fundador da Bitcoin Consultancy, como trata-se de um commodity digital não-centralizado, a Bitcoin não poder manipulada ou corrompida, pois opera com base em leis matemáticas. Além disso, Donald conta que as transações de Bitcoin são mais transparentes, uma vez que elas são registradas e podem ser rastreadas.
Um dos principais membros da equipe de desenvolvimento do Bitcoin, Jeff Garzik, conta que todas as transações em Bitcoin são públicas e podem ser vistas por qualquer pessoa do mundo através do Block Explorer. Apesar dos participantes da rede do Bitcoin serem anônimos, todas as trocas de moedas ficam abertas ao público como medida de segurança para que a moeda não seja usada duas vezes. Com isso, segundo Jeff, também se reduz o risco de pessoas usarem o dinheiro para compra de produtos ilegais pela internet. "Nós queremos trabalhar com a aplicação da lei, junto de agências governamentais, para garantir que criminosos sejam pegos", comentou o integrante do grupo a respeito de uma carta que os senadores americanos, Charles Schumer e Joe Manchin, mandaram para a agência do governo dos Estados Unidos especializada em reprimir o narcotráfico, denunciando o suposto uso de Bitcoins em transações de um site de venda de drogas ilícitas.
Por outro lado, como a moeda não tem lastro – não se baseia em algo como ouro ou o Banco Central - nada garante o valor da Bitcoin. Assim, a moeda flutua nas leis da oferta e demanda. Para entender como isso funciona, Leandro explica que vai "encontrar" o valor da Bitcoin no Brasil, quando comercializar a primeira moeda através do seu site. O valor que a Bitcoin for vendida será o valor que ela vale no mercado brasileiro, simples assim. Ou seja, nada garante que a Bitcoin realmente valha algum dinheiro a não ser a confiança das pessoas.
Outro ponto que merece atenção é a segurança. Recentemente, a MT Gox sofreu um ataque no sistema que causou bastante prejuízo. Depois que informações vazaram, o preço do Bitcoin despencou. Em entrevista para a revista Veja, o economista especialista em internet Adam Cohen disse que as falhas de segurança tornam uma moeda volátil e, por isso, é pouco provável que ela se torne uma moeda primária para alguém. Leandro também compartilha da mesma opinião: "Acredito que a Bitcoin sempre será uma moeda paralela, mas nunca irá substituir a convencional", diz.
Para quem se interessou em adquirir Bitcoins, pode começar a comprar a moeda em Reais por meio do Mercado Bitcoin, que será inaugurado nesta quarta-feira (20/7). "O site vai liberar o cadastro de usuários a partir das 0h dessa segunda-feira (18/7). A partir daí, será possível comprar e vender Bitcoins em reais por meio de boleto bancário e transferência de bancos como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil", completou Leandro.

Comentários e Fonte:

Olhar Digital: BitCoin, a moeda digital 18 de Julho de 2011 | 17:24h

Nenhum comentário:

Postar um comentário