3 de março de 2011

O Novo Sistema de Comentários do Facebook | Mestre SEO

 

Entramos em mais uma semana de novidades no Facebook. Recentemente, notificamos algumas mudanças como a nova fan page e o suposto fim do FBML nas páginas, mas o time de desenvolvimento do site não parou por aí. Novas alterações foram anunciadas e afetam diretamente a interação do mundo externo com o Facebook.

São medidas que agradam justamente na hora de engajarmos e interagirmos. Práticas fundamentais para gerar ainda mais visitantes e possíveis fãs para o seu site e/ou fan page.

O sistema de comentários foi mudado. O plugin de social que permite você instalar o campo de comentário do Facebook em seu site recebeu algumas melhorias que trarão ainda mais possibilidades para você.

Novo sistema de comentário no Facebook

Pense da seguinte forma: você visita um blog, gosta do conteúdo e deixa um comentário já logado com seu perfil do Facebook. Se a caixa de “replicar o comentário” estiver marcada, o link do blog que você visitou e o seu comentário serão jogados para seu perfil. Sendo assim, eles estarão disponíveis para os amigos da rede social, que podem complementar em seu Facebook, ou visitarem o link para conferir o texto lido e comentado.

Seu comentário replicado em sua página

Aí entra uma mudança bem interessante: se um amigo deixar uma observação em seu perfil, referente ao comentário postado num blog qualquer, esta citação do amigo será automaticamente jogada também para o blog visitado. Ou seja, há uma completa sintonia entre site/blog que usa o plugin atualizado e o Facebook.

Comunicados Oficiais?

A nova fan page trouxe algumas mudanças na maneira de interagir com o usuário. Lembram que citei agora ser possível navegar pelo Facebook incorporando sua marca/empresa, tornando-a seu perfil? Assim, você pode comentar no Facebook como sua página e deixar respostas mais diretas aos fãs.

Pois é, essa idéia se extendeu ao mundo. Numa sacada interessante, o Facebook agora permite que você escolha no plugin qual o “usuário” que irá deixar o comentário no site que você está visitando. Ou seja, tomando como exemplo meu caso, eu posso escolher se desejo comentar como Ique Muniz ou MestreSEO, uma vez que sou administrador de nossa fan page.

Possibilidade de postar como empresa/fan page

Uma boa idéia para aqueles que desejam deixar comentários “oficiais”, com a autoridade da empresa, em um site externo. Novamente, cada escrita deixada por lá será replicada no Facebook e os futuros comentários serão também postados no blog.

Divulgação da Fan Page

Um ponto interessante a se observar é a divulgação da fan page. Se no campo tradicional de comentário o link era para o website, com o plugin do Facebook, ele destaca exatamente o local de trabalho de seu perfil. Ou seja, sua empresa será destacada e, consequentemente, o link para a fan page estará visível.

Fan page da empresa é ressaltada no novo sistema

Tomando como exemplo meu caso, novamente, assim que deixei o comentário, apareceu diante de meu nome minha função e minha empresa. Sendo que trabalhei a fan page da MestreSEO, montando-a corretamente, os usuários externos que clicarem no link poderão visitá-la e, consequentemente, se tornarem novos fãs.

Moderação

Como qualquer sistema de comentários, a moderação está presente neste sistema do Facebook. Aos administradores, uma aba de moderação será adicionada para facilitar a vida de que tem a fan page e recebe comentários (agora externos e internos).

Os admins podem verificar quem comentou, bloquear ou permitir os comentários, enquanto os usuários “comuns” têm a opção de avisar se determinado comentário é spam.

Moderação de comentários existe (imagem: Techcruch)

Outras opções convencionais também estão disponíveis como setar palavras e termos que jogarão direto para uma lista negra, criar uma lista negra de usuários, ativar auto-correção dos textos, criar novos administradores e ativar comentários automáticos ou moderar todos antes de serem publicados.

Pontos Negativos

Claro que nem tudo são flores. O novo sistema de comentários do Facebook apresenta algumas falhas que podem incomodar os usuários ao se depararem com ele em um site. A primeira delas é a mais simples: estamos em um site, ou seja, existem usuários de todo o canto e nem todos têm Facebook. Como estes visitantes deixarão suas opiniões?

O Facebook avisou no lançamento deste novo plugin que permitirá aos poucos novos logins. O ID do Yahoo! já pode ser visto, mas será que teremos acesso via Twitter e, principalmente, Google?

Outra falha citada é o tempo de carregamento. A aplicação é bem pesada e influencia negativamente no tempo de carregamento do site.

Olhando para o nosso lado de SEO, perdemos aquele formulário tradicional onde era permitido deixar o link para o website. Também não existe mais aquele tipo de comentário que liberava o uso de html para montarmos o link com âncora perfeita. Se pensarmos apenas por esse ponto, quem adota o novo sistema do Facebook acaba “nos prejudicando”.

Conversando com o Fábio Ricotta, outro ponto que atrapalha em termos de SEO é que o plugin é feito em JavaScript. Com isso, inexiste a possibilidade de indexação e o Google não entenderá o conteúdo dos comentários, não colaborando com o rankeamento de seu site.

Como Adicionar?

Aos interessados, o próprio time de desenvolvedores do Facebook deixou um vídeo mostrando mais do novo sistema. Se você busca diretamente o código para inserir ao seu site, basta ir ao Developers.

FONTE: O Novo Sistema de Comentários do Facebook | Mestre SEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário